Quem somos

A história do Instituto Espírita de Educação remonta a 1947, ano de fundação da então denominada União Social Espírita Estadual - USE, atualmente chamada União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. A USE nasceu com o propósito de unificar o espiritismo no estado e também com diversos departamentos. Um deles, o Departamento de Educação, fundou o Instituto Espírita de Educação, já em 1949, com o objetivo de estabelecer escolas infantis com base na doutrina.

No ano de 1973, após 24 anos de lutas e muitos desafios vencidos, o Instituto Espírita de Educação funde-se com o Centro Espírita do Itaim, à rua Leopoldo Couto de Magalhâes Jr. 695, onde ficamos até o ano de 2011.

O Centro Espírita do Itaim foi fundado em 1946, na atual rua Atílio Innocenti. Em 1947 comprou o terreno da rua Lepoldo Couto de Magalhães Jr., com 2 mil metros quadrados.

De 1975 a 1981 foi construído, com muito sacrifício, doações e dedicação de diversos confrades, o prédio da nossa sede, que abrigou, até 1999 a Escola de Primeiro Grau Hilário Ribeiro.

Apesar dos enormes esforços de diversas diretorias, o projeto educacional não conseguiu sua sustentabilidade, o que obrigou o Instituto a encerrar as atividades da Hilário Ribeiro, no ano de 1999.

Foi interrompido o projeto educacional infantil, mas não o projeto educacional espírita. Desta forma, o Instituto Espírita dedicou-se, desde então, a projetos educacionais agora nas áreas doutrinárias e filantrópicas, com cursos estruturados para o bom desenvolvimento e educação do espírita e atendimento caridoso a seus assistidos.

A SEDE NOVA

Em 2009, uma comissão foi formada para analisar o futuro de nossa sede na Lepoldo Couto de Magalhães Jr 695.

Nosso edifício necessitava reformas urgentes na parte elétrica, hidráulica e mesmo estrutural.

Opções foram analisadas, como reformas, parcerias, aluguel parcial e venda com construção de nova sede.

Após estudos e consultas aos associados, decidiu-se pela venda da sede da Leopoldo, construção de uma nova ali perto e reutilização dos recursos excedentes para projetos sociais.

O objetivo nunca foi apenas a mudança de edifício. Desde o início, o objetivo maior sempre foi a utilização dos recursos excedentes em projetos filantrópicos do IEE.

Após período de projetos, aprovações e obras, em 06/06/2011 o IEE mudou suas atividades para o endereço novo.

Veja detalhes, desde o início do processo da nova sede, no endereço:

www.novasede.blogspot.com
.

Hoje o IEE, como é carinhosamente chamado pelos seus freqüentadores, possui cursos de iniciação à doutrina, programação planejada de palestras para suas três reuniões públicas, com passes, cursos de desenvolvimento mediúnico, atendimento fraterno e atendimento espiritual, e trabalhos mediúnicos.

Informações históricas extraídas do "Anais do Instituto Espírita de Educação - 1950 - 1982", de autoria de Eduardo Monteiro de Carvalho.

 
Instituto Espírita de Educação
Rua Professor Atílio Innocenti, 669- mapa
Itaim Bibi - São Paulo - SP
tel.: (11) 3167 6333 - fax (11) 3071 4197
e-mail: iee@institutoespirita.org.br